Gestão sustentável do escritório de advocacia. Sustentabilidade nos dicionários está definida como a capacidade de ser sustentável. Mesmo parecendo uma redundância, esse conceito é bastante claro em relação à atuação humana frente ao meio ambiente. Segundo a Wikipédia, sustentabilidade é um conceito sistêmico relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. Enfim, sustentabilidade é a capacidade que a pessoa, seja física ou jurídica, tem de estar inserida num determinado ambiente sem impactar violentamente sobre o meio. Assim, pode sustentabilidade é a capacidade de usar racionalmente os recursos naturais e, de alguma forma, compensar o consumo indispensável.

Portanto, de forma sintética, empreendimento sustentável é todo aquele que compensa o todo ou parte dos recursos naturais consumidos na atividade econômica; garantindo a longevidade do meio ambiente e qualidade de vida em sociedade.

Em uma iniciativa pioneira na América Latina, na esteira da New York Stock Exchange – NYSE que em 1999 criou o Dow Jones Sustainability Index, a BM&F / BOVESPA, em conjunto com várias instituições – ABRAPP, ANBIMA, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente – decidiram unir esforços para criar em 2005 um índice de ações que fosse um referencial para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial.

Tais aplicações, denominadas “investimentos socialmente responsáveis” (“SRI”), consideram que empresas sustentáveis geram valor para o acionista no longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais. Essa demanda veio se fortalecendo ao longo do tempo e hoje é amplamente atendida por vários instrumentos financeiros no mercado internacional.

O Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE além de simplesmente refletir o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, também serve como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro.

Seguindo essa tendência, a Macchione Neto Advogados adotou um modelo de gestão sustentável. Planejamos nossa estratégia ambiental sob a ótica da sustentabilidade. Criamos o programa Advocacia Verde, complementar ao programa Escritório Voluntário de responsabilidade social.